Raquel Araújo

Raquel Araújo

A Raquel tem 36 anos e é de Barcelos. Tinha apenas 13 anos quando a sua vida mudou por completo. A caminho da escola, foi atropelada por uma carrinha e sofreu ferimentos muito graves. Esteve 3 meses internada no hospital de Braga, 17 dias em coma, e foi submetida a uma cirurgia delicada à cabeça.


Quando regressou a casa, a Raquel não andava nem falava. Com muita força, dedicação e amor da família, iniciou um longo processo de recuperação. Depois de cerca de 3 anos, começou a falar algumas palavras, a interagir e até a dar alguns passos. Tudo indicava que o seu esforço e determinação estavam a dar frutos.


Contudo, aos 19 anos, surgiram crises epilépticas que obrigaram a novo internamento e a Raquel regrediu quase totalmente na sua evolução. Ainda assim, nunca desistiu. Continuou a fazer fisioterapia, mantendo a esperança e lutando por uma melhor qualidade de vida.


Há cerca de 3 anos, a Raquel iniciou um novo tipo de fisioterapia especializada. Os resultados foram visíveis e muito animadores. Tiveram conhecimento de um médico cirurgião que recomendou uma cirurgia específica, realizada no México — uma viagem possível graças à solidariedade de muitas pessoas que acreditaram na recuperação da Raquel.


Graças à cirurgia e às terapias intensivas, a Raquel tem mostrado melhorias incríveis: já consegue sentar-se com segurança, o que facilita a alimentação; tem mais movimento nas pernas, o que ajuda na higiene e no conforto diário; e está mais desperta e participativa, mostrando progresso constante.


Para que estas conquistas não se percam, é essencial que a Raquel realize um tratamento intensivo, no valor de 3,000€.


Por isso, a nossa Associação lança esta campanha solidária para ajudar a doce Raquel a continuar o seu tratamento e a lutar por mais autonomia, conforto e qualidade de vida.


Cada contributo faz a diferença.

Com a vossa ajuda, a Raquel pode continuar a evoluir e a dar novos passos neste caminho de superação.

Vamos juntos apoiar a Raquel!


Por favor, ajude-nos a ajudar!

Um bem haja pelo seu afecto.

Quer se envolver?

Menino com aparelhos ortopédicos nas pernas, amparado por um auxiliar, está em uma sala de terapia, gesticulando com a mão.
3 de novembro de 2025
O Diogo tem 16 anos e é de Santo Tirso. Nasceu com uma cardiopatia congénita grave e, aos dois anos, durante uma cirurgia cardíaca, sofreu uma complicação que resultou em paralisia cerebral.
O querido Matheus Valente, tem apenas 3 aninhos e é residente em Vila Nova de Gaia. É um menino que
12 de setembro de 2025
O querido Matheus Valente, tem apenas 3 aninhos e é residente em Vila Nova de Gaia. É um menino que nasceu às 28 semanas e 4 dias de gestação, sendo por isso, considerado um bebé prematuro, pesando apenas 1290gr.
2 de julho de 2025
A Vera Ribeiro, tem 31 anos, vive na Maia e é portadora de Paralisia Cerebral . Tem uma história de vida impressionante e a sua vontade e determinação de viver, faz com que seja uma pessoa com muita força e coragem. Após complicações no momento do parto (ficou alguns minutos sem oxigénio, levando-a a ter de ser reanimada e posteriormente teve quadros de convulsões), a Vera ficou com sequelas de paralisia cerebral, com diplésia espástica e com várias limitações motoras para o resto da vida. A mãe abandonou-a à nascença e nunca conheceu o pai, tendo por isso, sido criada pela avó e é com ela que vive até aos dias de hoje. Apesar da sua condição de saúde, a querida Vera nunca desistiu de ter uma vida o mais normal possível e até há pouco tempo trabalhava como Designer Gráfica e conseguia pagar as terapias de que necessitava para conseguir ter uma melhor qualidade de vida. Neste momento está desempregada e precisa de realizar tratamentos intensivos, na clínica Neuroglobal, para que possa continuar a ter progressos no seu estado clínico. Apesar de saber que não vai conseguir melhorar completamente, a Vera não desiste nem perde a esperança, é uma pessoa alegre e bem resolvida com a sua história e condição física e o seu maior sonho é conseguir ter alguma evolução, de forma a ter uma vida com mais qualidade, ser o mais independente possível, continuando a trabalhar e a ser ativa no seu dia-a-dia. O valor dos tratamentos intensivos é de 3600€ (três mil e seiscentos euros) e para que seja possível apoiarmos a Vera com o pagamentos total dos tratamentos, precisamos da vossa ajuda e apoio, pois são tratamentos fundamentais para conseguir melhorar o seu bem estar e autonomia. Por favor, ajude-nos a ajudar! Um bem haja pelo seu afecto.