Alicia Oliveira (Coimbra)

Em 2020, nasceu uma linda princesa chamada Alicia. Teve um desenvolvimento perfeitamente normal até completar um aninho de vida, no entanto, os seus pais começaram a perceber que a menina não tinha força nos membros inferiores, não gatinhava, não se conseguia manter de pé ou dar os primeiros passos próprios de um bebé daquela idade. Após várias idas ao médico e exames realizados, tiveram o diagnóstico da doença da menina – síndrome de Rett – o qual se caracteriza por um distúrbio neurológico que afeta maioritariamente meninas, tendo um crescimento e desenvolvimento iniciais normais, seguido por desaceleração das características do desenvolvimento, crescimento desacelerado da cabeça e do encéfalo, convulsões, dificuldade para andar e deficiência intelectual. Foi dito aos pais que a pequena Alicia não iria andar, não iria falar e iria progressivamente perdendo capacidades, ou seja, iria ter sempre a mentalidade de um bebé e que iria precisar permanentemente de alguém que cuide dela, contudo, eles nunca desistiram nem perderam a esperança de dar à Alicia uma melhor qualidade de vida. Foi neste sentido que procuraram a ajuda da nossa Associação para darmos à princesa Alicia um Standing Frame pediátrico – equipamento que permite à criança manter uma postura corporal vertical e segura - e uma maca de banho tripartida em rede macia para a banheira, para que possa tomar banho em segurança e o mais confortável possível, num total de 2175,12€.


Podemos contar consigo para dar a este pequeno anjinho, com quase 3 aninhos, os equipamentos que tanta falta fazem para que tenha mais conforto e qualidade na sua vida? A nossa Alicia é uma menina dócil, calma e com a capacidade de cativar todos aqueles que a rodeiam e temos a certeza que tal como a nós, também a si já cativou e tocou o seu coração tão bondoso e solidário.


Por favor, ajude-nos a ajudar!

Um bem haja pelo seu afecto.


Quer se envolver?

13 de janeiro de 2026
A Matilde Santos é uma jovem de 18 anos, natural de Vila Real. É uma menina linda e feliz que conquista todos com a sua luz e personalidade. Contudo, na sequência de uma asfixia sofrida durante o parto, foi-lhe diagnosticada paralisia cerebral distónica , uma condição altamente incapacitante. Esta condição provoca limitações motoras severas: a Matilde não anda, não fala, não é autónoma e depende totalmente de terceiros para satisfazer necessidades básicas como a alimentação, a higiene e a locomoção. Apresenta ainda grandes dificuldades ao nível do sono, apesar da medicação que realiza. Contrariando os prognósticos iniciais, que a davam como “vegetal”, a Matilde é uma jovem muito feliz, com uma presença marcante e uma força inspiradora. No entanto, o seu dia a dia é repleto de desafios, exigindo a realização contínua de terapias intensivas, fundamentais para estimular as suas capacidades e minimizar as complicações associadas à sua condição de saúde. Desde muito cedo, os tratamentos e terapias passaram a fazer parte da rotina da Matilde. Semanalmente, desloca-se de Vila Real até à Clínica Kinesio, em Espinho, onde realiza terapias que têm sido essenciais para o seu bem-estar e qualidade de vida. Infelizmente, estes tratamentos são extremamente dispendiosos e os pais da Matilde não conseguem suportar, sozinhos, os custos associados. Assim, pediram a nossa ajuda para que a Matilde possa realizar um tratamento intensivo de quatro semanas, com um custo total de 4.610€. A Associação Palavras com Afecto lança, por isso, esta campanha solidária de apoio à nossa princesa Matilde. Cada contributo é um passo essencial para garantir a continuidade destas terapias, proporcionando-lhe mais conforto, dignidade e qualidade de vida. Por favor, ajude-nos a ajudar! Um bem haja pelo seu afecto.
3 de novembro de 2025
A Raquel tem 36 anos e é de Barcelos. Tinha apenas 13 anos quando a sua vida mudou por completo. A caminho da escola, foi atropelada por uma carrinha e sofreu ferimentos muito graves. Esteve 3 meses internada no hospital de Braga
Menino com aparelhos ortopédicos nas pernas, amparado por um auxiliar, está em uma sala de terapia, gesticulando com a mão.
3 de novembro de 2025
O Diogo tem 16 anos e é de Santo Tirso. Nasceu com uma cardiopatia congénita grave e, aos dois anos, durante uma cirurgia cardíaca, sofreu uma complicação que resultou em paralisia cerebral.