Família (Ermesinde)

Família bastante carenciada e doente. O pai, o senhor Joaquim, teve cancro na traqueia e só fala através de uma prótese colocada na garganta, já foi operado ao pâncreas e ao estômago, tem arritmia cardíaca e é hipocoagulado. A mãe, a dona Maria de Fátima, sofre de diabetes tipo 2, é hipertensa e já teve uma trombose. A filha, a dona Odete, tem um atraso ao nível de desenvolvimento cerebral, tem 45 anos mas a mentalidade de uma criança, tendo 65% de incapacidade do cérebro (por exemplo, não sabe sequer os dias da semana nem as horas) e sofre de obesidade mórbida.


Esta família precisa de muita medicação diária para conseguirem estar estáveis mas não tem qualquer ajuda do estado, sobrevivem apenas com a baixa reforma e os poucos apoios que têm por causa da doença da filha. A nossa associação comprometeu-se a auxiliar esta família com todos os medicamentos de que precisam e com cabazes alimentares.

Quer se envolver?

13 de janeiro de 2026
A Matilde Santos é uma jovem de 18 anos, natural de Vila Real. É uma menina linda e feliz que conquista todos com a sua luz e personalidade. Contudo, na sequência de uma asfixia sofrida durante o parto, foi-lhe diagnosticada paralisia cerebral distónica , uma condição altamente incapacitante. Esta condição provoca limitações motoras severas: a Matilde não anda, não fala, não é autónoma e depende totalmente de terceiros para satisfazer necessidades básicas como a alimentação, a higiene e a locomoção. Apresenta ainda grandes dificuldades ao nível do sono, apesar da medicação que realiza. Contrariando os prognósticos iniciais, que a davam como “vegetal”, a Matilde é uma jovem muito feliz, com uma presença marcante e uma força inspiradora. No entanto, o seu dia a dia é repleto de desafios, exigindo a realização contínua de terapias intensivas, fundamentais para estimular as suas capacidades e minimizar as complicações associadas à sua condição de saúde. Desde muito cedo, os tratamentos e terapias passaram a fazer parte da rotina da Matilde. Semanalmente, desloca-se de Vila Real até à Clínica Kinesio, em Espinho, onde realiza terapias que têm sido essenciais para o seu bem-estar e qualidade de vida. Infelizmente, estes tratamentos são extremamente dispendiosos e os pais da Matilde não conseguem suportar, sozinhos, os custos associados. Assim, pediram a nossa ajuda para que a Matilde possa realizar um tratamento intensivo de quatro semanas, com um custo total de 4.610€. A Associação Palavras com Afecto lança, por isso, esta campanha solidária de apoio à nossa princesa Matilde. Cada contributo é um passo essencial para garantir a continuidade destas terapias, proporcionando-lhe mais conforto, dignidade e qualidade de vida. Por favor, ajude-nos a ajudar! Um bem haja pelo seu afecto.
3 de novembro de 2025
A Raquel tem 36 anos e é de Barcelos. Tinha apenas 13 anos quando a sua vida mudou por completo. A caminho da escola, foi atropelada por uma carrinha e sofreu ferimentos muito graves. Esteve 3 meses internada no hospital de Braga
Menino com aparelhos ortopédicos nas pernas, amparado por um auxiliar, está em uma sala de terapia, gesticulando com a mão.
3 de novembro de 2025
O Diogo tem 16 anos e é de Santo Tirso. Nasceu com uma cardiopatia congénita grave e, aos dois anos, durante uma cirurgia cardíaca, sofreu uma complicação que resultou em paralisia cerebral.