Gabriel Fino (Montijo)


Este pequeno anjinho, com apenas 5 aninhos, tem uma doença metabólica muito rara e hereditária (manifesta-se apenas em pessoas do sexo masculino), denominada de Lesch Nyhan. O Gabriel nasceu prematuro e à primeira vista, era um bebé completamente saudável e, por isso, não necessitou de ir para a incubadora. Por volta dos 4 meses, os pais notaram que o menino não conseguia segurar a cabeça e mantinha sempre as mãos fechadas.
Com o passar dos meses, continuava sem melhorias e começou a ter acompanhamento médico mais intensivo, com foco em consultas de neurologia e fisiatria. Só aos 14 meses foi-lhe diagnosticado esta síndrome que se caracteriza por problemas neurológicos, pela falta de controle da cabeça e da posição sentada, hipotonia (o que leva à incapacidade de se levantar e andar) e auto-mutilação (começam a morder o lábios, a língua e os dedos e a bater com a cabeça).
Graças às terapias intensivas que realizava começou a rastejar, porém, devido à pandemia, reduziu drasticamente as idas às terapias e regrediu na sua evolução. Este menino é completamente dependente dos pais para tudo, os quais carecem de recursos financeiros, tanto para as terapias como para os equipamentos ortopédicos que ele necessita. O Gabriel precisa com urgência de uma cadeira de rodas neurológica com apoio de cabeça, cinto para os pés, arnês de peito flexível e arnês pélvico, a qual tem um custo de 5742,26€, de forma a manter uma posição mais adequada e confortável e, assim, conseguir melhorar a sua qualidade vida.
Apelamos aos nossos doadores que nos ajudem a oferecer a este menino esta cadeira de posicionamento que tanta diferença fará no seu dia-a-dia e, certamente, lhe colocará um sorriso no rosto.
Quer se envolver?


