Gabriel Fino (Montijo)

Este pequeno anjinho, com apenas 5 aninhos, tem uma doença metabólica muito rara e hereditária (manifesta-se apenas em pessoas do sexo masculino), denominada de Lesch Nyhan. O Gabriel nasceu prematuro e à primeira vista, era um bebé completamente saudável e, por isso, não necessitou de ir para a incubadora. Por volta dos 4 meses, os pais notaram que o menino não conseguia segurar a cabeça e mantinha sempre as mãos fechadas.


Com o passar dos meses, continuava sem melhorias e começou a ter acompanhamento médico mais intensivo, com foco em consultas de neurologia e fisiatria. Só aos 14 meses foi-lhe diagnosticado esta síndrome que se caracteriza por problemas neurológicos, pela falta de controle da cabeça e da posição sentada, hipotonia (o que leva à incapacidade de se levantar e andar) e auto-mutilação (começam a morder o lábios, a língua e os dedos e a bater com a cabeça).


Graças às terapias intensivas que realizava começou a rastejar, porém, devido à pandemia, reduziu drasticamente as idas às terapias e regrediu na sua evolução. Este menino é completamente dependente dos pais para tudo, os quais carecem de recursos financeiros, tanto para as terapias como para os equipamentos ortopédicos que ele necessita. O Gabriel precisa com urgência de uma cadeira de rodas neurológica com apoio de cabeça, cinto para os pés, arnês de peito flexível e arnês pélvico, a qual tem um custo de 5742,26€, de forma a manter uma posição mais adequada e confortável e, assim, conseguir melhorar a sua qualidade vida.



Apelamos aos nossos doadores que nos ajudem a oferecer a este menino esta cadeira de posicionamento que tanta diferença fará no seu dia-a-dia e, certamente, lhe colocará um sorriso no rosto.

Quer se envolver?

13 de janeiro de 2026
A Matilde Santos é uma jovem de 18 anos, natural de Vila Real. É uma menina linda e feliz que conquista todos com a sua luz e personalidade. Contudo, na sequência de uma asfixia sofrida durante o parto, foi-lhe diagnosticada paralisia cerebral distónica , uma condição altamente incapacitante. Esta condição provoca limitações motoras severas: a Matilde não anda, não fala, não é autónoma e depende totalmente de terceiros para satisfazer necessidades básicas como a alimentação, a higiene e a locomoção. Apresenta ainda grandes dificuldades ao nível do sono, apesar da medicação que realiza. Contrariando os prognósticos iniciais, que a davam como “vegetal”, a Matilde é uma jovem muito feliz, com uma presença marcante e uma força inspiradora. No entanto, o seu dia a dia é repleto de desafios, exigindo a realização contínua de terapias intensivas, fundamentais para estimular as suas capacidades e minimizar as complicações associadas à sua condição de saúde. Desde muito cedo, os tratamentos e terapias passaram a fazer parte da rotina da Matilde. Semanalmente, desloca-se de Vila Real até à Clínica Kinesio, em Espinho, onde realiza terapias que têm sido essenciais para o seu bem-estar e qualidade de vida. Infelizmente, estes tratamentos são extremamente dispendiosos e os pais da Matilde não conseguem suportar, sozinhos, os custos associados. Assim, pediram a nossa ajuda para que a Matilde possa realizar um tratamento intensivo de quatro semanas, com um custo total de 4.610€. A Associação Palavras com Afecto lança, por isso, esta campanha solidária de apoio à nossa princesa Matilde. Cada contributo é um passo essencial para garantir a continuidade destas terapias, proporcionando-lhe mais conforto, dignidade e qualidade de vida. Por favor, ajude-nos a ajudar! Um bem haja pelo seu afecto.
3 de novembro de 2025
A Raquel tem 36 anos e é de Barcelos. Tinha apenas 13 anos quando a sua vida mudou por completo. A caminho da escola, foi atropelada por uma carrinha e sofreu ferimentos muito graves. Esteve 3 meses internada no hospital de Braga
Menino com aparelhos ortopédicos nas pernas, amparado por um auxiliar, está em uma sala de terapia, gesticulando com a mão.
3 de novembro de 2025
O Diogo tem 16 anos e é de Santo Tirso. Nasceu com uma cardiopatia congénita grave e, aos dois anos, durante uma cirurgia cardíaca, sofreu uma complicação que resultou em paralisia cerebral.